PRECES E ORAÇÕES

PAI NOSSO

Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade assim
 na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.  Amém.








AVE MARIA

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte.  Amém.<blockquote></blockquote>

 <blockquote></blockquote>
 Símbolo dos Apóstolos

Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra.  E em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor, o qual foi
concebido do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos; foi crucificado morto e
sepultado; desceu aos infernos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu ao céu. está sentado À direita de Deus Pai todo-poderoso;
donde há de vir julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na remissão dos pecados, na ressurreição da
carne, na vida eterna.  Amém. 



SALVE RAINHA

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva; a
vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas.

Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre, ó! Clemente, ó Piedosa, ó! Doce sempre Virgem Maria.  Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.  Amém. 


 Oração de São Francisco de Assis

Senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz.  Onde houver ódio que eu leve o amor.  Onde houver ofensa que eu
leve o perdão.  Onde houver discórdia que eu leve a união.  Onde houver dúvida que eu leve a fé.  Onde houver erro que
eu leve a verdade.  Onde houver desespero que eu leve a esperança.  Onde houver tristeza que eu leve a alegria.  Onde
houver trevas que eu leve a luz.

Oh! Mestre, fazei com que eu procure mais consolar do que ser consolado, compreender do que ser compreendido, amar
do que ser amado, pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se nasce para a
vida eterna.  Amém.




Prece de Cáritas
Deus, nosso Pai, que sois todo poder e bondade, dai força àquele que passa pela provação, dai luz àquele que procura a
verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.  Deus! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a
consolação, ao doente o repouso.  Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, ao  órfão o
pai.

Senhor! Que vossa bondade se estenda sobre tudo o que criastes.  Piedade, Senhor, para aqueles que vos não conhecem,
esperança para aqueles que sofrem.  Que vossa bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toa a parte a
paz, a esperança e a fé.

Deus! Um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e
infinita e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.  Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como
um grito de reconhecimento e de amor.  Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos.  Oh,
Poder! Oh, Bondade! Oh, Beleza! Oh, Perfeição! E queremos de alguma sorte, merecer vossa misericórdia.

Deus! Dai-nos a força de ajudar o progresso, a fim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura; dai-nos a fé e a razão;
dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se deve refletir vossa doce e divina imagem.   Amém.



  Prece à Divina Luz

Oh, Luz! Oh, Divina Luz!  Iluminai o caminho dos servidores do Senhor; que possam eles serem para seus irmãos, o anjo
consolador a orientá-los; possa cada seareiro trazer em suas mãos a lâmpada acesa do conhecimento da palavra do Senhor
e, em conseqüência, a libertação dos grilhões da ignorância da vida espiritual; possa a esperança  ir gotejando em seus corações desesperançados.

Oh, Luz! Oh, Divina Luz! Espargi os vossos raios benfazejos a toda humanidade incrédula e materialista, descerrando
as trevas; atuai nos olhos cegos dos teimosos, nos ouvidos surdos dos renitentes, no sentir frio dos egoístas; iluminai
a mente fechada ao entendimento e abri o coração fechado ao sentimento fraterno.

Oh, Luz! Oh, Divina Luz! Envolvei os bons para que prossigam no bem e os maus para que venham a conhecer o bem.
Obrigado por esta luz, Divina Luz, que está caminhando em direção a mim, pois que ouviste a minha prece.

Graças eu dou ao Senhor, usina da Divina Luz, geradora da paz interior que vislumbro, mediante a vontade de ser melhor do que sou.  Curvo-me diante desta Luz, Divina Luz, em agradecimento sincero e imorredouro.



 Oração a Bezerra de Menezes

Nós te rogamos, Pai de Infinita bondade, as graças de Jesus Cristo, através de Bezerra de Menezes e suas legiões de Companheiros.  Que eles nos assistam, Senhor, consolando os aflitos, curando aqueles que se tornem merecedores, confortando aqueles que tiverem suas provas e expiações a passar, esclarecendo aos que desejarem conhecer e assistindo a todos quantos apelam ao Teu Infinito Amor.

Jesus, Divino Portador da Graça e da Verdade, estende Tuas mãos dadivosas em socorro daqueles que Te  reconhecem o Despenseiro fiel e prudente; faze-o Divino Modelo, através de Tuas Legiões consoladoras, de Teus santos espíritos, a fim de que a Fé se eleve, a Esperança aumente, a Bondade se expanda e o Amor triunfe sobre todas as coisas.

Bezerra de Menezes, apóstolo do Bem e da Paz, amigo dos humildes e dos enfermos, movimenta as tuas falanges amigas em benefício daqueles que sofrem, sejam males físicos ou espirituais.  Santos espíritos, dignos obreiros do Senhor, derramai as graças e as curas sobre a humanidade sofredora, a fim de que as criaturas se tornem amigas da Paz e do Conhecimento, da Harmonia e do Perdão, semeando pelo mundo os Divinos Exemplos de Jesus Cristo.



 Oração de Cardon

Deus, de Amor e Bondade, que tudo e sempre faculta, dá-nos força superior a todas as vicissitudes, torna-nos bons, humildes e caridosos; pequenos pela fortuna e grandes de coração.

Permite seja Espírita o nosso espírito na terra, a fim de melhor te compreendermos e te amarmos.  Seja teu nome emblema da liberdade, ó! Meu Deus! - o consolador de todos os oprimidos, de todos os que necessitam amar, perdoar e crer.  Amém.




 Oração ao Anjo de Guarda

Meu companheiro de todas as horas; amigo de todos os momentos, tanto os de alegria como os de sofrimento; guia meus passos, meus pensamentos e minhas ações; cria em redor de mim um círculo de defesa contra os fluídos, influências ou interferências que possam afetar-me o corpo ou a mente; ajudando-me também estarás te ajudando, num intercâmbio de amor, de paz e de compreensão; sê o meu porta-voz diante de outro espíritos superiores, médicos ou cientistas; professores ou sacerdotes; guias ou amigos para que me dirijam na solução dos meus problemas físico-espirituais.

Agradeço-te sinceramente toda a assistência que me prestaste, toda orientação que imprimiste à minha vida, socorrendo-me nas horas aflitivas, consolando-me nas épocas de amarguras e sugerindo-me a prática do amor e da caridade.  Que Deus te dê mais luz, força e poder como recompensa pelo esforço, dedicação e afeto que demonstras no cumprimento de tão importante missão.

 <blockquote></blockquote>





 Prece a Oxalá

Nosso Pai Bondoso e Misericordioso.  Babá Okê, cacubeká... Meu Pai das Colinas, olhai por nós.  Assim como criastes todos os Orixás, Oxalá-Lufã, Oxalá-Guiã, Deus eterno e criador do Universo Celeste.  Dai-nos a vossa bênção.  Ó Divino Mestre, deixai-nos apoiar em vosso cajado de esperança.  Alá, Babá, Orun... Alá, Orixá... Para que vosso Manto Sagrado possa proteger-nos com vossas bênçãos e benevolências.  Orixá Babá... Olorun Ifé... Exê Eú pá Babá... Axé Babá!

 <blockquote></blockquote>


<blockquote></blockquote>
 Prece a Ogum

Orixá, protetor, Deus das lutas por um ideal.  Abençoai-me, dai-me forças, fé e esperança.  Senhor Ogum, Deus das guerras e das demandas, livrai-me dos empecilhos e dos meus inimigos.  Abençoai-me neste instante e sempre para que as forças do mal não me atinjam.  Ogum Iê, Cavaleiro Andante dos caminhos que percorremos.  Patacori... Ogum Iê... Ogum meu Pai, vencedor de demandas... Ogum Saravá Ogum... E que assim seja!




 Prece a Oxossi

Okê... Okê Cavaleiro de Aruanda! Okê... Rei dos Caboclos e das Matas!  Senhor Oxossi, que as suas matas possas estar  repletas de Paz, Harmonia e Bem-Aventurança.  Meu Pai Oxossi, Rei dos Caçadores, não permita que eu me torne uma presa dos malefícios nem dos meus inimigos. Okê, Okê, meu Pai Oxossi! Rei das Matas de Aruanda.  Okê Arô!
<blockquote></blockquote>



<blockquote></blockquote>
 Prece a Xangô

Senhor de Oyó.  Pai justiceiro e dos incautos.  Protetor da fé e da harmonia.  Kaô Cabecile do Trovão.  Kaô Cabecile da Justiça.  Kaô Cabecile, meu Pai Xangô.  Morador no alto da pedreira.  Dono de nossos destinos.  Livrai-nos de todos os males.  De todos os inimigos visíveis e invisíveis.  Hoje e sempre, Kaô meu Pai.
<blockquote></blockquote>



<blockquote></blockquote>
 Prece a Obaluaiê-Omulu

Dominador das epidemias.  De todas as doenças e da peste.  Omulu, Senhor da Terra.  Obaluaiê, meu Pai Eterno.  Dai-nos saúde para a nossa mente, dai-nos saúde para nosso corpo.  Refoçai e revigorai nossos espíritos para que possamos enfrentar todos os males e infortúnios da matéria.  Atotô meu Obaluaiê! Atotô meu Velho Pai! Atotô Rei da Terra! Atotô Babá!





 Prece à Iansã

Oiá... Oiá... nossos passos.  Iansã, Deusa máxima do Cacurucaia... Bamburucena, Rainha, Mãe e Protetora.  Eparrei nossa mãe Divina.  Deusa divina dos ventos e das tempestades.  Deixa-nos sentir também a tua bonança.  Iansã dos relâmpagos, dá-nos uma faísca da tua graça divina.  Eparrei, Eparrei... Oiá!

 <blockquote></blockquote>



 Prece à Nanã Buruquê

Mãe protetora de todos nós.  Senhora das águas opulentas.  Deusa das chuvas benévolas.  Deixa cair sobre nós a chuva divina da tua bondade fecunda e infinita.  Salubá Nanã Buruquê! Purifica com tuas forças nossa atmosfera para que possamos ser envolvidos pelos teus olhos maravilhosos.  Salubá Nanã Buruquê! Salubá!



 Prece à Iemanjá

Poderosa força das águas.  Inaê, Janaína, Sereia do Mar.  Saravá minha Mãe Iemanjá!  Leva para as profundezas do teu mar sagrado.  Odoiá... Todas as minhas desventuras e infortúnios.  Traz do teu mar todas as forças espirituais para alento de nossas necessidades.  Paz, esperança, Odofiabá... Saravá, minha Mãe Iemanjá! Odofiabá...




 Prece à Oxum

Canto sereno que assobia, nos regatos lagos e cachoeiras.  Senhora faceira de beleza e ternura.  Protetora das crianças e de todos os que necessitam de tua graça.  Mamãe Oxum, Deusa formosa dos rios.  A Mãe das Águas Doces, acolhe-nos em teu seio, proporciona-nos paz e alegria.  Saravá Mamãe Oxum! Ora Iê Ie!





 Prece aos Pretos Velhos

Meus benditos Pretos e Pretas Velhas.  Meus Santos, guias e espíritos protetores.  Mestres divinos da Linha das Almas.. Abençoai esta casa e os meus passos.  Aplacai as forças dos nossos inimigos.  Meus queridos Pretos Velhos, que a sua candura e bondade recaia sobre nós como o véu do divino amor.  Meus Pretos Velhos, dai-nos a fé, a esperança e a felicidade.  Eu adorei as Almas! Saravá, meus Pretos Velhos!

 Abençoe este Lar

Meu DEUS! Abençoe esta casa, não deixe nenhum mal entrar.  Afaste as coisas ruins, venha conosco ficar.  Minha alma Te pertence, só a Ti posso entregar Prometo do fundo de minha alma, só por Tua Lei me guiar.

Penso em Ti todo instante, estás acima de tudo.  Pelo Amor que Te tenho, é que eu vivo nesse mundo.  Ilumine minha casa, nunca deixe no escuro.  A de minha mãe e meu pai, de meus irmãos e de todos.

Abençoe cada quarto, sala e cozinha.  Abençoe todo teto, paredes e escadarias.  Abençoe onde piso, abençoe todo dia.  Abençoe esta casa, como a de José e Maria.

Faça tudo espiritualmente, traga paz e alegria.  Afaste todo tristeza, fique em nossa companhia.  Dê a todos Fé e Amor, e Humildade toda vida.  Dê a todos que precisam, Consciência Divina.

Faça na casa de meus pais, como fizeste no Rio Jordão.  Com a água Pura e Santa, abençoaste João.  Faça com todos teus filhos, e com todos meus irmãos.  Ponha Luz em todas casas, acabe com a escuridão.

Use todo TEU PODER, cuide sempre desse lar.  Faça que todos se unam, e possam sempre se amar.  Não esqueça um só dia, de vir nos visitar.  Sente conosco na mesa, quando formos nos alimentar.

DEUS de Amor meu Pai Eterno, jamais esqueça de nós.  Ajude em todas as casas, crianças, pais e avós.  Aceite o meu pedido, eu confio em Vós.  Não deixe ninguém sofrer, nunca nos deixe a sós.

Abençoe esta casa, como abençoaste tudo aqui.  Prometo de coração, sete vezes repetir.  Meu DEUS, eu Te amo, vivo somente para Ti.  Tua Lei e Mandamentos, sempre hei de seguir.