Exu Tiriri



(Imagem de Exu Tiriri da Calunga)

Guardião Tiriri

(Fleruty) - de grande força para despachar trabalhos nas encruzilhadas, matas, rio; Também se apresenta com grandes traços orientais, anda de preto, com um gato preto ou um gato sianês, possui cabelos lisos como de japonês preso como rabo de cavalo, e ele também possui uma capa preta e vermelha, possui também uma bengala ou um bastão na sua mão. Ele vem na Linha de Oxalá.
Seu Tiriri é um exu rebelde, de acordo com "lendas" ele se apaixonou pela filha de um rei, e o mesmo sabendo disto, o aprisionou numa torre!
Mesmo sendo rebelde, ele também é um exu bastante sedutor, chama atenção de homens, crianças e hipnotiza as mulheres!
Caminhos
  • Seu Tiriri das Encruzilhadas
  • Seu Tiriri das Matas
  • Seu Tiriri Menino
  • Seu Tiriri da Kalunga
  • Seu Tiriri das Almas
  • Seu Tiriri da Figueira
  • Seu Tiriri do Cruzeiro
  • Seu Tiriri da Meia Noite
Alguns Tiriris ao final do nome dão outro nome em africano, para especificar o tipo de Tiriri que comanda no Astral: Tiriri - Bará; Tiriri - Apavená; Tiriri - Apanadá; Tiriri - Lonãn, todos abaixo do comando de Exu - Tiriri.

Tiriri é considerado o "Senhor da vidência" ou aquele que vê mais além, por isto é um dos mais evocados em casos relacionados com adivinhação através de búzios, principalmente no Candomblé.

Dependendo do tipo de Tiriri dependerá do tipo de Pombagira que o acompanha nos trabalhos. A parceira de cada exú se evidencia nas zimbas (pontos riscados), as quais são antigos símbolos, os quais representam o lugar onde vive o exú, seu nome e sua parceira como temas principais, também se podem ler nas mesmas partes da vida terrena deste exú. Os pontos riscados são a firme evidência de que o que está escrito nada pode mudar isto se aplica também ao nome do exú, sua vida, moradia e parceira, nestes cultos os pontos riscados ou firmeza espiritual equivalem a Ifá para os cultos iorubá. Lamentavelmente, nem todos se capacitam no estudo dos símbolos sagrados e por isso muitas vezes somos tidos de que os assentamentos de Exú onde lhe dá nomes que não os pertence ou às vezes de uma parceira que não lhe corresponde. Isto traz como conseqüência que a pessoa que recebe a dita entidade, com o tempo acaba deixando desse templo, para buscar algum onde na realidade reconheça seu nome ou parceira.

Características
  •   Bebida: gosta de um bom whisky ou de bebidas fortes de boa qualidade

  •   Fuma: Charutos

  • Indumentária: As vestimentas do Tiriri são geralmente capa, chapéu (às vezes boina com visor ou chapéu de aba alta), utiliza bastão (o bastão ou bengala, é entregue aos exús quando são "coroados" como chefes no ritual da Linha de Esquerda. Somente alguns exús utilizam bastão como arma pessoal que trazem da Aruanda), trajes geralmente em tons vermelho e preto (às vezes branco). Quando se tratar de algum trabalho nas praias, então agrega tons azulados e motivos com outras cores. Apresenta-se com muita habilidade e astúcia, é extrovertido, falador e às vezes irônico (como toda entidade da Linha de Esquerda).

 Escudo Fluídico

Esta entidade obedece à força deste escudo fluídico riscado com pemba roxa com um vértice ou ponta para o cardeal LESTE ou NORTE. O pano sobre o qual deve ser riscado deve ser de cor cinza-clara, cortado em forma triangular. Leva velas ímpares para pedidos de ordem puramente espiritual, ao longo da linha de saída que corta o dito triângulo e para pedido ordem material, com velas pares dentro do triângulo. Aceita álcool ou aguardente em copo de barro e charutos em prato de barro, acesos de lumes para fora, em leque. Aceita qualquer espécie de flores miúdas de tonalidades pardo-escura, etc., junto com galhos de vassourinha-branca por cima e ao redor de sua oferenda. Estas oferendas devem ser feitas às quartas-feiras, entre nove horas e meia-noite, sempre numa encruzilhada de quatro saídas ou caminhos, nos campos, capoeiras, etc., e nunca nas de ruas.

Seu poder é: sobre a solidão, esperança, planejamento, meditação e saúde.



( Imagem de Exu Tiriri das 7 Encruzilhadas)

 Uma de Suas "Lendas":

Segundo ele mesmo conta, viveu no século XVI, na Irlanda, como mero camponês, era moço formoso e Humilde, cometeu o grave pecado de se apaixonar por uma bela Jovem, filha do senhor feudal do condado, seu amor impossível, foi causa de sal desgraça, levando-o a masmorra por vários anos, onde convivia com a fome, tortura e todo o tipo de degradação humana.

Sua convivência com a Dor, a Peste, a Cólera, a Lepra, a Tuberculose e outros males o fez ao mesmo tempo Caridoso e Revoltado, por tanta Dor e Sofrimento.
Hoje Exu que vem na Linha da Magia Branca, trabalhar para as Curas de todos os Males e combater todas as Formas de Vingança.


Entrega Para TIRIRI das 7 Encruzilhadas - farinha com dendê, Sete bolinhas de carne picadas fritas em dendê condimentadas com um pouco de pimenta e cebola picada bem fina, 7 charutos, 7 velas vermelha e preta, uma garrafa de aguardente de cana. Colocar o alimento sobre grandes folhas de mamona (tártaro), dividir em sete partes e deixar uma parte em cada encruzilhada (cerca de uma esquina). A bebida vai se derramando um pouco em cada Encruza, e na final se termina de derramar (sempre em volta do alimento). A garrafa vazia não se deve deixar na encruzilhada, pois é lixo, se entregamos lixo vamos receber o mesmo da parte do Exú.

 


(Imagem de Exu Tiriri das Almas) 

Hoje quero falar de um grandioso mistério de Deus, o Mistério Exu Tiriri.
Sem a intenção de estabelecer verdades, mas com a intenção de que cada vez mais possamos cultuá-lo e conhecê-lo.
Os conhecimentos que compartilho, é o pouco do conhecimento que me foram permitidos receber através dos trabalhos espirituais e do contato com esse mistério de Deus.
O Mistério Tiriri é um mistério originado no Trono da esquerda da Lei, trabalhando na vibração de Ogum, portanto sua vibração original é a da vitalização da irradiação da Lei e da Ordem.
Porém, o Mistério Tiriri é um mistério que atua nas sete irradiações divinas, da mesma forma que os Mistérios "Sete" (Sete Catacumbas, Sete Caveiras, Sete Encruzilhadas, etc.) e, portanto, atua vitalizando a ordem e a retidão nos sete sentidos da vida.
Os Guardiões Tiriri atuam, principalmente, nas vibrações dos verbos-função "quebrador", "devolvedor" e "retornador", assim como, em grande parte dos casos são grandes especialistas em demandas e quebra de magias negativas.
Como atuam na esquerda da Lei, atuam também abrindo os caminhos daqueles que são merecedores dessa dádiva.
Muitos espíritos trabalhadores na Umbanda dentro da linha da esquerda carregam em seu nome oculto esse mistério.
Os guardiões que trabalham dentro desse mistério, atuam nos consulentes buscando ordenar seus negativismos, abrindo os caminhos e quebrando demandas quando permitidas pela Lei e, muitas vezes, devolvendo-os aos seus "donos".
Quando Tiriri se apresenta é por que a Lei já ordenou o fim de uma ação negativa.
Os exus que trabalham dentro desse mistério recebem suas oferendas nas encruzilhadas, principalmente as de terra e as das estradas de ferro, mas como mistérios sétuplos, podem solicitar suas oferendas em uma pedreira, cachoeira, campo aberto dependendo da sua necessidade de trabalho.
Salve o Mistério Devolvedor-Retornador de Exu Tiriri.
Salve o Mistério Quebrador de Exu Tiriri.
Salve o Mistério Abridor de Exu Tiriri!
Humildemente me reverencio ao Mistério Exu Tiriri e peço-lhe Sua Benção, Seu Amparo Divino e a Proteção de Todas as Suas Forças.



(Imagem de Exu Tiriri Lõna) 

 Prece ao Mistério Exu Tiriri.

Mistério Exu Tiriri

Tu que emanas o poder sétuplo de Deus

Tu que tens o poder de abrir os caminhos, de guardar as encruzilhadas, que domina o poder devolvedor, retornador e quebrador.

Pedimos vossas bênçãos em nossas vidas.

Quebre as demandas de nossos egos, de nossos pensamentos e sentimentos negativos.

Devolva-nos a alegria, a força, a vitalidade, a ordem e a Lei.

Devolva-nos a prosperidade, a saúde e a paz de espírito.

Que segundo nosso merecimento e necessidades possa nos fazer retornar tudo o que nos foi retirado pela maldade de outros ou pela nossa própria incapacidade.

Permita-nos receber vossa força para o trabalho, vitaliza nossa saúde e protege-nos dos ataques negativos.

Cubra-nos com vossa capa protetora vermelha e negra.

Coloque vossa lança tripolar, vosso tridente encantado para nossa proteção.

Laroiê Mistério Exu Tiriri.

Autor: André Gonçalves Santos 


Mensagem do Exú Tiriri Menino
Dialogo do livro o Retorno de um adolescente
Vocês têm ligação com o Diabo?
Rindo, seu Tiriri diz:
O mal está dentro de cada um que vive na sua terra. Cabe a vocês distingüi-los, trabalhando para combatê-lo. Não adianta você está dentro de uma igreja, centro ou qualquer templo, invocar o nome de Deus, e logo ao sair deste, agir com maldade para com seu semelhante. Muitos na terra seriam Exú, por viverem com o coração cheio de maldades.
Vêem nos pedir para fazer o mal, e eu te pergunto? Quem é o Diabo.
Acho que se deve contar e a fé. A essência que purifica e perfuma o coração dando a vida.
Alguns vivem a nos massacrar, por gostarmos de beber e fumar, quando deveriam verificar o trabalho realizado. Tantos em outros credos não bebem, não fumam, mas enganam e enrolam os humildes e carentes na fé.
Eu tenho certeza que meu trabalho é muito bem feito e copiado por tantos, vocês dificilmente irão ver um espírita criticar e atacar qualquer religião, porque aprendem a respeitar a liberdade de credo.
Antes de se atacar a religião por alguma coisa errada, deve-se procurar ver o caráter de quem a dirige. De falsos pastores a sua terra está cheia, tornando-se o grande inferno.
Somos massacrados por imagens e nomes que são puras palavras.
Pensem:
Quantos na terra receberam de seus pais nomes de santo e agem unicamente a serviço do mal.
A maldade existe não vinda conosco e sim com pessoas impuras e superficiais. Se um médium tem bom coração este jamais irá carregar um espírito sem luz a serviço do mal.
Alguns Dirigentes de credos diferentes, mas obviamente ligados a Deus, criticam se achando os donos da verdade por lerem a palavra de Deus, criticam imagens criadas pela mão do homem se esquecendo que a Bíblia também é feita pela mão do homem e hoje já se encontra dividida por credos, acho que Deus deixou uma única escritura. Será que eles mesmos agem por intermédio dela. Procure observá-los no dia a dia e não somente em dias de reuniões. Será que a palavra de Deus ensina seus filhos a impor ou ridicularizar, mesmo quando foi traído por Judas este sentiu piedade e amor. O perdoando.
Quem sabe estes são impulsionados com fanatismo e por esses espíritos sem luz que dizem vir dos Espíritas Umbandistas, ou do Candomblé.
Os que criticam geralmente passaram pelo espiritismo desejando algo que jamais mereceram.
Hoje enganando vão acumulando seus seguidores vão emprestando bens para impressionar e chamar mais e mais fiéis.
Eu recebo em minha casa várias pessoas também revoltadas e enganadas em seus credos, mais de que adianta brigar quando um dia de tudo tem que se prestar conta.
Espíritas não atacam, são atacados.
Alguns em seus credos atacam julgando-se melhores.
Jesus não atacou e foi castigado.
Quem é quem?
Os espíritas verdadeiros são serenos e evangelizados, não precisam defender-se, já que Deus é nosso juiz, auxiliado pelo nosso supremo advogado – O divino Mestre Jesus Cristo, no tribunal celestial.
Lembrem-se constantemente.
A vida tem seu começo, meio e fim para todos…
Este exú de serventia das Crianças trabalha cortando correntes passionais, de falsidade, traições e vencem demandas que alteram a paz interior; desmancham trabalhos onde se usa animais sacrificados e combatem os quiumbas que queiram se passar por Exu Mirim, fato muito normal em algumas casas de "santo". Seu corpo astral os permite se infiltrar por onde muitos não conseguem, muito respeitados em face de sua aparência, pois realizam verdadeiros "milagres" quando invocados, eu escrevi invocados - COITADOS DAQUELES QUE EVOCAM EXU!

Correspondência na linha de Criança:

Tupanzinho
Representa a Vibração Espiritual
Exu Tiriri
Yariri
Intermediário para Yemanjá
Exu Mirim
Ori
Intermediário para Oxalá
Exu Toquinho
Yari
Intermediário para Ogum
Exu Ganga
Damião
Intermediário para Oxossi
Exu Manguinho
Doum
Intermediário para Xangô
Exu Lalu
Cosme
Intermediário para Yorimá
Exu Veludinho

Senhor dos caminhos, dono da Rua e dos cruzeiros, venerado e temido, é companheiro do Exu Tranca Rua, com a direção e orientação de Exu Nor., possui um generoso exército a sua guarda.

Banho do Exú Tiriri
- 1 whisky
- 1 ponche (capitão da castilha)
- fluído abertura de caminho
- fluído destrava
- fluído atrai dinheiro
- sândalo doce
- azeite de ópio
- azeite de âmbar
- perfume de homem doce
- mel
- dendê
- charutos



Pontos Cantados do Exu Tiriri :
"Exu Tiriri de Umbanda

Dono da encruzilhada

Risca o ponto, presta conta

Ao romper da madrugada

O mal que aqui entrou

Ele entrou e vai sair

Pegou ele pelo rabo

E entregou pro Tiriri"

Pedra rolou, katatumba gemeu;
Pedra rolou, katatumba gemeu
E quem vem lá é exu Tiriri Lonã (2x)
E quem vem lá é exu Tiriri Lonã (2x)

Ele vê lá da encruzilhada
Traz consigo seu mistério e uma espada
Foi Pai Ogum que mandou (2x)
Foi Pai Ogum que mandou (2x)

SEU TERNO BRANCO
SUA BENGALA
SEU TERNO BRANCO
SUA BENGALA
NA ENCRUZILHADA
EXI TIRIRI
DÁ GARGALHADAS (BIS)

Já bateu a meia-noite
Vamos ver quem vem aí (bis)
Pra firmar nossa corrente
Vem chegando o Tiriri (bis)


“Você não mora onde moro
Você não vê o que eu vi
Lá no meio do cruzeiro
Ele é o exu Tiriri”

Já deu meia noite lá na encruzilhada
Solte o galo preto exu da madrugada (2x)
Lá na encruza eu vi o exu Rei
Eu vi seu Tiriri e com Ele eu falei (2x)


Eu vi exu dando gargalhada,
Com tridente na mão e sua capa bordada
Ele é Exú Tiriri
Morador lá da calunga,
Vai firma seu ponto aqui (2x)

Seu Tiriri tem 7 obé de ouro (2x)
Não mexa com esse Exú
Esse Exú é o meu tesouro

Quem tem medo de vir na encruzilhada
Põe coragem no peito e vem aqui
Quem tem medo do escuro da madrugada
Põe coragem no peito e vem aqui
Não se assuste ao ouvir a gargalha
Continue em silêncio, demonstre respeito
É o Exu TIRIRI
É o Exu TIRIRI
É o Exu TIRIRI

Vai lá que vai lá na porteira
Vai na porteira à meia noite
Val lá que vai lá na porteira
Vai na porteira à meia noite
Bebe marafo que nem água
Quem é que vai dizer que o Tiriri não bebe é nada?
Bebe marafo que nem água
Quem é que vai dizer que o Tiriri não bebe é nada?

Seu Tiriri é um Exú valente
Que ajuda tanta gente e vai me ajudar (bis)
Com seu tridente, capa e cartola
Ele veio agora pra me ajudar
E o seu Garfo ta apontado pra lua
Ele é o Rei da Rua
Ninguém pode duvidar!!!!!!!!!! (bis)

Olha quem vem lá no portão...
Olha quem vem lá no portão...
De Capa e Cartola com o pé no chão...
De Capa e Cartola com o pé no chão...
Será seu Tiriri?
Será? Será?
Será seu Tiriri?
Será, Será?

DEU MEIA NOITE, DEU MEIA NOITE JÁ
DEU MEIA NOITE, DEU MEIA NOITE JÁ
OLHA O SAPO, QUE PULO NO CHÃO
ANDORINHA QUE VOA NO AR ELE QUERIA
SER DOUTRO, MAS A UMBANDA LHE CHAMOU...
E TIRIRI JÁ VEM
VEM LEVANTANDO A POEIRA
TIRIRI JÁ VEM
PRA FIRMAR A SUA PORTEIRA
TIRIRI É CABRA MACHO
NÃO TEM MEDO DE AMEAÇA
DE FEITIÇO E NEM DESPACHO
DISSO TUDO ELE ACHA GRAÇA
MAS ELE É
UM EXU DE MUITA LUZ
QUEM TEM MEDO
FOGE DELE
COMO O DIABO DA CRUZ

Seu Tiriri toquinho
Quando vem pra trabalhar!
Ele vem beirando o rio!
Ele vem beirando o mar!... (2x)
Porque ele é Tiriri
Mas ele é Tiriri

Eu encontrei Sr. Tiriri na madrugada ele chorava pelo amor de sua amada
Ele chorava por uma mulher, ele chorava por uma mulher, ele chorava por uma mulher que não lhe amava
E a mulher que não lhe amava e a mulher que não lhe amava
Amava outro pela alta madrugada

Vou fazer minha oração
Sr. Tiriri foi que me deu (2x)
Minha oração tem mironga
Meus inimigos não me tombam (2x)


Se criou em mato grosso, hoje vive em Nazaré
Se criou em mato grosso, hoje vive em Nazaré
Mas dizem que ele é Rei Tiriri
Mas dizem que ele é Rei Tiriri
Glória! Aleluia, rei Tiriri
Tiriri é o rei, Tiriri é o rei.
Exu Tiriri, Lonã
Lonã, cadê o Tiriri
Mas ele veio de Aruanda, prá salvar filhos de Umbanda
Exu Tiriri, Lonã.

Pontos Riscados do Exu Tiriri:





Um Vídeo sobre o Senhor Exu Tiriri da Calunga.
 

Postar um comentário

0 Comentários