Comitê do Paranoá

Estão abertas as inscrições para o 1º workshop sobre o assoreamento do Lago Paranoá, que acontece nos dias 20 e 21 deste mês. Promovido pelo Comitê da Bacia do Rio Paranoá, o encontro reunirá representantes da Universidade de Brasília (UnB) e de órgãos públicos ligados à questão dos recursos hídricos no DF, como Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) e o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Ibram).

Os impactos sociais, econômicos e ambientais da erosão e da sedimentação estão entre os temas a serem discutidos durante o workshop.  As ações desenvolvidas pelos órgãos envolvidos, tendo em vista o controle do assoreamento, também serão tema das discussões.

Integrante da Câmara Técnica de Assessoramento do Comitê – responsável pela organização do evento, a analista de Atividades do Meio Ambiente do Ibram, Patrícia Valls, irá apresentar durante o workshop as ações desenvolvidas pelo Instituto. Segundo ela, desde 2008 – por meio do programa Adote uma Nascente – foram mapeadas cerca de 60 nascentes existentes na bacia do Lago Paranoá. O objetivo, a partir de agora, é realizar o monitoramento delas.
 
O assoreamento do Lago Paranoá é tido hoje como um dos principais pontos de discussão do Comitê. No ano passado, juntamente com a Adasa, o grupo definiu os níveis altimétricos mínimos da água a serem mantidos no Lago, visando assegurar os múltiplos usos dos seus recursos.

O workshop será realizado no Instituto de Ciências Biológicas da UnB. As inscrições no workshop são gratuitas e limitadas. A ficha de inscrição está disponível no site do Comitê (

Abrangência - Situada na porção central do DF, a bacia do rio Paranoá possui uma área de drenagem de mais de mil km² e inclui nove regiões administrativas – tais como o Lago Sul, Candangolândia, Cruzeiro e Brasília. Entre os principais cursos de água destacam-se o riacho Fundo e os ribeirões do Gama, Bananal, Torto e Cabeça de Veado. Juntamente com as bacias dos rios São Marcos, Descoberto, São Bartolomeu e Corumbá, a bacia do Paranoá compõe, no Distrito Federal, a bacia do rio Paraná – que se distribui ainda pelos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina.     
  
 
 
 
www.cbhparanoa.df.gov.br). Confira a programação completa.

Postar um comentário

0 Comentários